Se você está fazendo esta pesquisa, possivelmente acaba de ganhar uma ação contra algum ente público, podendo ser federal, estadual ou municipal. Depois de uma longa jornada e bastante tempo de espera, finalmente será recompensado. Mas afinal de contas, você sabe o que são precatórios e RPVs federais?
De acordo com a etimologia, a palavra precatório vem do latim precatorius e seu significado é algo que contém um pedido, em que se pede algo, ou rogatório. Portanto, um precatório é um pedido que se faz por via jurídica em que se determina um direito a receber.
Sendo assim, após a condenação do ente público pela justiça, este emite uma requisição de pagamento do valor devido. Ou seja, você ganhou um processo contra a União e deverá ser pago a quantia determinada pela justiça. Sendo assim, seu ticket dourado chama-se precatório e seu valor é superior a 60 salários mínimos.
Neste cenário de condenação do poder público existem também as RPVs federais. Esta sigla é usada para resumir seu nome oficial, Requisição de Pequeno Valor. Como definido por lei, as RPVs poderão ter valores de até 60 salários mínimos e não estão sujeitas às regras e prazos de pagamentos de precatórios. Ou seja, diferente de precatórios federais, RPVs levam até 60 dias para serem pagos.
Geralmente, há 5 passos no processo de adquirir e receber os pagamentos de precatórios e RPVs federais. Confira a seguir os passos que normalmente acontecem:
É como fala o ditado, a justiça tarda mas não falha. E especialmente no Brasil, a justiça é demasiadamente lenta. Então, depois de esperar anos para a conclusão de um processo judicial, o pagamento de precatórios pode se tornar um processo demorado.
Por lei, é definido o cronograma de pagamentos de precatórios, como demonstrado no trecho abaixo:
Art. 100 – (…)
§ 5º É obrigatória a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos, oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários apresentados até 1º de julho, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente.
Além disso, a lei determina que as RPVs “serão encaminhadas pelo juízo da execução ao ente devedor fixando-se o prazo de 60 (sessenta) dias para depósito diretamente na Vara de origem.”
No caso de precatórios do Estado e Municípios, as filas de pagamentos são imensas e o governo determina um orçamento anual para pagamentos de precatórios. O valor dessa dívida pública geralmente não é paga na íntegra dentro do ano fiscal em que os precatórios daquele ano foram expedidos. Ou seja, mesmo que existam leis que determinam a cronologia e frequência de pagamentos, os prazos são longos e a fila geralmente atrasa. Para saber com exatidão quando será pago seu precatório e RPV federal, somente consultando seu caso particular nas instituições corretas.
Se você possui dúvidas e quer saber mais sobre seu precatório, fale conosco! Estamos dispostos a esclarecer todas as suas dúvidas. Com a metodologia da Única Ativos, ajudamos você a antecipar seu precatório federal e realizar seus sonhos.
Entre em contato conosco via WhatsApp agora mesmo e tenha ajuda para saber o prazo de pagamento do seu precatório!
Não espere mais para realizar seus sonhos, preencha o formulário ao lado e vamos antecipar o seu precatório!
Este site é protegido pelo Google reCAPTCHA. A Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Olá, como podemos ajudar?